65 – Transgender

01.05.15CM

Maio 2015

Ambigüidade de gênero não é nada de novo no mundo da moda, mas graças a modelo Andreja Pejic, a indústria está se tornando mais receptiva à comunidade transgênero.

A modelo de 23 anos de idade, submeteu-se à cirurgia de mudança definitiva de sexo no ano passado, e agora, está sendo reconhecida como uma das estrelas em ascensão no universo fashion. Contudo, sua carreira não foi construída num piscar de olhos como ela mesmo relata na recente edição de maio da Vogue Estados Unidos.

Nascida no que é agora a Bósnia-Herzegovina, Pejic, sua mãe, a avó e o irmão emigraram para a Austrália em 1999. Foi lá que ela começou sua carreira de modelo, ao mesmo tempo em que estava passando por um momento difícil na vida de qualquer adolescente: a puberdade.

“Eu queria ter a capacidade de interromper as mudanças de meu corpo no início da minha adolescência”, disse ela. “Estava preocupada com o tamanho dos meus pés, minhas mãos se tornando muito grandes, meu queixo se moldando muito forte.”

Segundo ela, “a sociedade não abre a espaço para ser trans … Eu pensei em ser gay, mas esta alternativa não se encaixava em mim … Eu pensei: bem, talvez [viver como uma menina] é algo que deva ficar apenas na imaginação, às vezes. Tente ser um menino e tente ser normal”.

Mas ficou claro que não era o caso. Ser transexual é algo que a sociedade em geral está lentamente assimilando como uma situação confortável.

Transgender Vogue US - Cleon Gostinski - Fonte NySix
Andreja Pejic desfila para a grife Giles em Londres no último mês de fevereiro

“Há mais modos de exercer a sexualidade agora”, disse Pejic. “É bom. Nós estamos finalmente descobrindo que gênero e sexualidade são perspectivas mais complexas que transcende dois únicos modos de ser. ”

E enquanto alguns tentaram convencê-la de que ela não estava tomando a atitude correta, outros a apoiaram. O designer Ricardo Tisci, por exemplo, usou-a em uma campanha de 2010.

“Eu também queria enviar uma mensagem ao mundo de que, embora ela fosse transexual, ela também é um ser humano”, disse Tisci à revista.

Ainda há muito espaço para discutir sobre esta questão, mas Pejic parou de se preocupar com o que os outros pensam.

Transgender Vogue US1 - Cleon Gostinski - Fonte NySix

 

 

Informar Erro

Informar ErroClose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Complete o Raciocínio *